terça-feira, 16 de novembro de 2010

Frustração

"É uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance dum almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva.
As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tais como uma estrada bloqueada ou falta de dinheiro, por exemplo.
Em termos de psicologia, o comportamento passivo-agressivo é um método de lidar com a frustração. Quando esta não funciona, outra "solução" comumente adotada é uma "regressão" (inconsciente, consciente ou simulacra) a um comportamento infantil e mimado, geralmente visando comover ou sensibilizar terceiros através de algum tipo de apelação emocional."

In wikipédia


Por vezes sinto-me assim, frustrada!
Frustrada, porque estou triste, sinto-me mal, não tenho capacidade para fazer seja o que fôr ou pensar.

Reconheço que só depende de mim sair deste estado, mas há algo em mim que me "impede". Não consigo! Não consigo, porque parece que o meu inconsciente não deixa, não me permite. É assim que me tenho sentido nos últimos dias...


Nem por um acaso, hoje ao ler um e-mail que recebi já ontem ao final do dia, tive um insight!

Mais do que eu estivesse para aqui a tentar expôr, vou postar aqui para que lei-a e faça a sua interpretação. Lei-a, permita-se lê-la e vai ver perceber o que quero dizer.

" Deixe...

Quando sente que algo não está a correr bem, que está com emoções que parecem avassaladoras e só quer ir enfiar-se nos lençóis e enterrar a cabeça na almofada, uma solução simples é aceitar esse facto.
Ok! Estou K.O., só quero dormir, desaparecer e não fazer rigorosamente nada!!!
Aceitar o seu estado interior é, em si, libertador. Normalmente, aquilo que estamos habituados a fazer é resistir: eu sinto-me mal, mas devia sentir-me bem!
Quem disse isso?? É uma lei de quem?
Aceite o seu estado, dê-se permissão para sentir.
E depois disso, se lhe for possível, abra um espaço interior para "ver" e "sentir" de um outro modo.
Encontre "a sua receita" para entrar num espaço de abertura e aceitação. Pode experimentar "as receitas" que os outros sugerem, mas acima de tudo, ouça a sua sabedoria interior, deixe que seja VOCÊ mesmo a descobrir-se!
Uma intenção tem o poder de mover montanhas! Use a sua intenção para entrar em si e para descobrir um espaço mágico de transformação interior.
Depois, tudo flui naturalmente, volta ao estado natural de bem-estar e alegria.
Deixe fluir, deixe-se SER!"


Ângela Vieira - Life Coach

Obrigada! Obrigada Ângela por esta partilha que fez faíscas verdes na minha cabeça. Vou fazer por colocar em prática e espero que numa situação menos boa, me consiga lembrar do que me ensinas-te com as tuas palavras. Muito obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.